quarta-feira, 16 de maio de 2012

Stone Metal Fest


O próximo domingo é dia de bater cabeça na capital! 10 bandas que representam muito bem o cenário atual estão escaladas para muitas horas de música pesada. As apresentações acontecem em um espaço que cada vez mais vem ganhando notoriedade por suportar vários shows do estilo. No Stonehenge Rock Bar, vai ocorrer a quinta edição do Stone Metal Fest, a maior versão, até aqui. O produtor Márcio Siqueira, da MS BHz Comunicação, esteve na floresta e bateu um papo sobre toda a programação e criação do evento.

O Curupira: Como surgiu a ideia do SMF?

Márcio Siqueira: A idéia do festival nasceu dentro do Stonehenge Rock Bar em um papo entre a MS BHz e os donos do bar. O objetivo inicial foi resgatar e fortalecer o cenário de Belo Horizonte, com apresentações de bandas que nunca tiveram oportunidade de tocar no bar mais tradicional de rock n’ roll da cidade.

O Curupira: Quais são as atrações, tanto de bandas, quanto do local em si?

Márcio Siqueira: Varias bandas já tocaram no Stone Metal e em cada edição o evento fica mais grandioso e com mais prestigio. Nas primeiras edições tivemos a oportunidade de apresentar bandas como Drowned, Tormento, Dinnamarque, Vorticis, Facínora, dentre outras. Na quarta edição tivemos o talentoso vocalista Zak Stevens (ex-Savatage e atual Circle II Circle), apresentando um set acústico e resgatando clássicos de toda sua carriera.

Nesta próxima edição, que ocorrerá no dia 20 de maio, serão 10 bandas se apresentando em 2 palcos. Os shows serão intercalados com uma estrutura inovadora no bar. Além disto, haverá promoções de bebidas e sinuca liberada para quem quiser jogar. Um ambiente totalmente descontraído.

As bandas confirmadas para a quinta edição serão Farscape e Whisptriker (Rio de Janeiro), Necrobiotic (Divinópolis) e de Belo Horizonte as bandas Metraliator, Nostoi, Expurgo, Colt.45, Paradise In Flames, Hammurabi e Thunderwrath. Uma verdadeira devastação sonora que passará do heavy metal, até o black metal.

O Curupira: Por que a escolha do Stonehenge para o evento? Ele suporta legal o público?

Márcio Siqueira: A casa é totalmente ligada com o público. É um espaço freqüentado normalmente pelos bangers. O Stonehenge suporta muito bem esses eventos. O público está cada vez mais exigente e merece um espaço aonde ele vai se sentir em casa. O Stonehenge é a casa do rock em Belo Horizonte.

O Curupira: Se não me engano, a próxima edição é a quinta. É o maior cast já organizado?

Márcio Siqueira: Sim. Essa quinta edição está sendo a maior até o momento em termos de cast e também de estrutura. Serão dois palcos montados, foi feita uma cobertura na área externa para não correr o risco de tirar o público da casa em caso de chuva, e a piscina também ganhou uma cobertura para comportar melhor as pessoas. Além da estrutura de luz e palco montados na área externa do bar que são ferramentas inovadoras na casa.

O Curupira: Como se deu a escolha das bandas?

Márcio Siqueira: Escolhemos as bandas que o público deseja ver. Ainda haverá muitas em outras edições.

O Curupira: Nos últimos anos, Belo Horizonte anda meio que devagar nesse tipo de evento, só com bandas locais. O que vc acha que vem atrapalhando a realização de shows desse porte?

Márcio Siqueira: Não somente os eventos menores, mas como os maiores estão sofrendo com uma crise no cenário. Mas isso não é somente na industria cultural. O comercio também está muito devagar para o heavy metal e isto tudo forma um problema. Acredito que possamos ter uma reação a qualquer momento e para isto, o trabalho precisa continuar.

O Curupira: Como funciona a logística da organização de um festival local?

Márcio Siqueira: Não tem muito mistério. Primeiramente é conhecer o mercado e as bandas com as quais deseja trabalhar. Saber divulgar em seu público alvo e conhecer o que o mercado atual tem a oferecer. Não ficar sonhado em resultados lucrativos absurdos. Fazer a coisa acontecer organizada e preparar uma equipe que vem agregar ao seu trabalho e não atrapalhar. Ter conhecimento é fundamental.

O Curupira: Existe um intervalo exato para a realização das edições ou depende do mercado?

Márcio Siqueira: Belo Horizonte é sempre bom ter um intervalo entre eventos. Ainda mais com essa crise atual. O publico se divide caso tenha mais de dois shows no mesmo mês. O Stone Metal completará dia 15 de julho um ano de existência. Será a sexta edição. Desde o inicio focamos a idéia de fazer quatro edições no máximo por ano. O público precisa de um intervalo, se não vira rotina e a coisa cai.

O Curupira: Qual o recado que você, como produtor, manda para o público mineiro que acompanha a cena?

Márcio Siqueira: Não desistam de apoiar o metal! Independentemente do estilo que você segue, acompanhe os eventos, ajude a divulgar as bandas que você gosta para seus amigos e ajude a promover os eventos de sua cidade. O metal não é apenas um estilo musical, mas sim um estilo de vida. Viva intensamente o metal!

Stonehenge Rock Bar

Rua Tupis, 1448 – Barro Preto – Belo Horizonte / MG

Tel: (31) 3271.3476

Entrada: R$ 20,00

Censura: 18 anos


Tormento - Spreading The Evil (Live at Stone Metal Fest 2011, Belo Horizonte, Brazil)



ZAK STEVENS - Unplugged ( Live at Stone Metal Fest - Belo Horizonte - Brazil - 2011 )



Drowned - Bio-Violence ( Live at Stone Metal Fest - Belo Horizonte - Brazil - 2011 )


2 comentários:

  1. Vlw curupira !!!! Sempre dando força a cena e divulgando !! Domingo estaremos ai na capital para apoiar a todos !!!

    ResponderExcluir
  2. Fala Divinopolitano!
    Obrigado pelo comentário! Estaremos todos lá!
    Grande abraço!
    Hail!

    ResponderExcluir

CONTATOS